top of page

Poejo - Conheça nossa suíte 213

Poejo é uma planta perene que cresce bem em locais húmidos ou junto de cursos fluviais, onde pode ser encontrada selvagem entre gramíneas e outras plantas. O poejo pode medir entre 15 a 40 centímetros de altura, trata-se de uma planta robusta, cujas folhas são ligeiramente dentadas e exibem uma coloração entre o verde-médio e o verde-escuro com uma pequena flor de cor rosada, sendo nativa de Portugal , também presente no arquipélago da Madeira e no arquipélago dos Açores.


Tem predileção pelas orlas de cursos de água, aguaçais, lagos e outros espaços.

Esta planta aromática, de crescimento espontâneo é conhecida há séculos em todo o Mediterrâneo e Ásia ocidental pelas suas propriedades carminativas e relaxantes , seu óleo essencial, também pode ser usado na aromaterapia. Possui propriedades expectorantes, tosse crónica, resfriados, bronquite e asma. Usada como unguento tópico para tratar inflamações cutâneas.


Na culinária pode ser usada para fazer infusões, licores e molhos, principalmente no Sul de Portugal. Na cosmética usada na preparação de loções e cremes faciais, pelas suas propriedades cicatrizantes das folhas. O óleo essencial do poejo é venenoso sendo especialmente perigoso para as grávidas por poder causar aborto..

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page