top of page

Alfazema - Conheça nossa suíte 207

As espécies mais usadas como ervas e para ornamentação de jardins são as chamadas lavandas inglesas. As flores púrpuras e os brotos, de fragrância forte, são utilizados também para impedir a presença de insetos e parasitas, como produto terapêutico, em infusão, deve ser evitado o uso contínuo, podendo produzir excitação. em geral deve ser evitado o seu uso em crianças, grávidas e pessoas sensíveis ou debilitadas.

As flores de lavanda produzem um néctar abundante que rende um mel de alta qualidade. O mel foi produzido inicialmente nos países que cercam o Mediterrâneo e introduzido no mercado mundial como um produto de qualidade superior.


A lavanda também é usada como erva isoladamente ou como ingrediente da erva da Provence (França). As nativas podem ser encontradas nas Canárias, norte e oeste da África, sul da Europa, Mediterrâneo, Arábia e Índia. Os maiores produtores são a Bulgária, França, Grã-Bretanha, Austrália e Rússia.

A planta é um dos principais ingredientes da infusão encantada denominada Banho de cheiro, usado na comemoração da festa junina no estado do Pará, prática ritualística que ocorre desde o século XIX, ao qual se atribui o poder de atrair felicidade, prosperidade e reatar amores.

3 visualizações0 comentário
bottom of page