top of page

Aconteceu na Don Ramon: Óleos Essenciais das Escrituras Sagradas

O curso presencial Óleos Essenciais das Escrituras Sagradas foi ministrado na Pousada Dom Ramon, em Canela, nos dia 06 e 07 de setembro pela professora Kátia Veloso.


Kátia é aromaterapeuta de paixão e profissão e coautora do livro Diário Aromático com os Óleos das Escrituras Sagradas. Filiada à ABRAROMA, possui mais de 20 anos de experiência com os óleos essenciais. Como docente, lecionou Aromaterapia na UNIP (Universidade Paulista) e continua ministrando e coordenando o curso de formação em Aromaterapia na Equipe do Bem Viver.


Entre os conteúdos que foram ministrados estão:

– As passagens bíblicas (e/ou de alguns outros textos sagrados) onde esses óleos são mencionados; – A origem de cada OE; – Característica da planta e sua respectiva família botânica; – Composição química predominante; – A utilização do OE na antiguidade; – A utilização do OE na atualidade, dividindo a sua aplicação na parte física (corpo), mental e espiritual; – O uso e as questões de segurança de segurança; – As orientações para confecção do seu diário aromático e reflexão com os 12 óleos sagrados.

Após o curso, houve um acompanhamento semanal (pelo período de um ano) por meio de textos reflexivos com o intuito de complementar os estudos, manter a conexão e auxiliá-lo elaboração do seu diário durante toda a jornada aromática.


Sobre óleos essenciais


Os óleos essenciais são compostos naturais altamente concentrados extraídos de plantas, geralmente de partes como flores, folhas, caules, cascas ou raízes. Eles contêm a "alma" da planta e componentes químicos que também são responsáveis pelo aroma característico de cada planta. Além disso, os óleos essenciais também contêm propriedades terapêuticas que têm sido utilizadas há milhares de anos em diversas práticas de bem-estar e medicina tradicional.


Os Óleos Essenciais são considerados uma ótima ferramenta para auxiliar na promoção de bem-estar mental e emocional, auxiliando no alívio do estresse, melhorando o humor e até a qualidade do sono.


Alguns Óleos Essenciais possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, podendo auxiliar no alívio de dores de cabeça, dores musculares, entre outros.

Também são amplamente usados em cosméticos, cuidados com a pele e cabelos, podendo ser usados em cremes, loções, máscaras capilares, shampoos e condicionadores etc.


Alguns óleos podem ser aplicados diretamente na pele e no couro cabeludo, sob orientação de especialistas.


Podem ser utilizados para deixar os ambientes perfumados e ainda oferecer benefícios para fins domésticos, para limpar superfícies, desinfetar ou neutralizar odores.


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page